quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Outros modelos de se fazer educação à distância


Outros modelos de se fazer educação à distância
                                                                                                                      
                                                                                                     Eliane Dutra Fernandes
                          
                                                                                              
         Para a compreensão deste texto, iniciaremos com a definição de educação à distância, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que diz ser a educação à distância uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação utilizados isoladamente ou combinadas e vinculados pelos diversos meios comuns. No seu artigo 80, vê-se que o poder público incentivará o desenvolvimento e a vinculação de programas de ensino à distância em todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada.
        Historicamente, a educação à distância já percorreu um longo caminho até hoje. No Brasil consta ter tido início com a fundação do Instituto Rádio Monitor, em 1939. Surgiu, em seguida, o Instituto Universal Brasileiro, em 1941, que funcionava através de serviços postais (correios). Ao aluno era enviado o material de estudo possibilitando com isso o desenvolvimento de suas atividades discentes.
      Entre as várias formas de se fazer educação à distância salientamos os cursos através da televisão, onde citamos os da modalidade supletiva e outros dessa mesma natureza oferecidos pelas Secretarias  Estaduais de Educação, nas formas presencial e à distância, a exemplo do Programa Logos I e II (já extinto) destinado a formação de professores  e os cursos de níveis fundamental e médio, acompanhados pelos Centros de Estudos Supletivos, CES. 
      Outros programas, como o da TV Escola, dirigido aos professores, o programa de formação docente em exercício, intitulado PROFORMAÇÃO, Programa de apoio a pesquisa em educação a distância PAPED e o Programa nacional de Informática PROINFO, todos sob os encargos do Ministério da Educação, são exemplos de cursos de educação á distância.
      Muitos cursos a distância em nível de mestrado tem entrado no Brasil, sem que o país  dê reconhecimento aos seus currículos. Mesmo assim, um grande número de pessoas já foi beneficiado por eles, comprovando o avanço dessa modalidade em outros paises e a demanda interessada que se destaca. Alguns deles funcionam nas formas, ao mesmo tempo, à distância e presencial.
       Os cursos à distância a nível de pós graduação vêm sendo gradativamente oferecidos por universidades  públicas e privadas brasileiras e chamam atenção cada vez mais das pessoas entusiasmadas e interessadas em fazê-los. Estes cursos pelo que se comenta têm atingido seus objetivos e realçado sua organização.
       Uma outra forma de educação á distância que salientamos, é a que hoje experienciamos, inovadora e ativa, através do computador, onde se utiliza tecnologia educacional de softwares, dirigidas a democratização digital e a ampliação da escala social de ações educativas.
        Segundo Hindemburgo Francisco Pires, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o setor educacional foi atingido, e esse foi um dos motivos que o governo achou para expandir os cursos á distância, reduzindo assim os custos em educação e outros setores. Foi criada a Unidade Pública Virtual do Brasil 2000 e também polos de educação á distância
       Percebe-se ainda o interesse das pessoas por qualificação, intensificando-se a criação de projetos à distância, assim como o avanço tecnológico com o uso da rede mundial de computadores, que proporciona meios de informação, interação, comunicação, cooperação e troca de experiências, em dimensões jamais vistas. Tais cursos oferecem na sua estrutura, correios eletrônicos, formas de discussões, bate papo, vídeo conferência, FAQ (Frequently Asked Questions), sistema de Co-Autônimo etc.
         Segundo Faqueti e Ohira, 2000, “os meios tecnológicos de informação e comunicação mais a internet, podem contribuir como ferramentas significativas na escola, e seu uso de forma adequada e democrática pode colaborar para a quebra do paradigma do professor como detector do conhecimento, possibilitando uma mudança de postura para o orientador e facilitador, onde os alunos deixam também de lado sua postura de receptores passivos”.
         É com a modificação desse paradigma que a escola estará efetivamente contribuindo na formação de um profissional mais capacitado para assumir seu papel na sociedade. (eadcefetpabr)
        Concordamos com esse comentário e visualizamos vantagens, uma vez que a educação tradicional ainda impera em muitos pontos do país, com professores conservadores, que resistem a práticas pedagógicas construtivistas e essa modalidade a distância pode ser um meio de acelerar mudanças e contribuir com professores inovadores. 

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