Outros modelos de se fazer educação à distância
Eliane Dutra
Fernandes
Para a compreensão deste texto, iniciaremos
com a definição de educação à distância, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, que diz ser a educação à distância
uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de
recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes
suportes de informação utilizados isoladamente ou combinadas e vinculados pelos
diversos meios comuns. No seu artigo 80, vê-se que o poder público incentivará
o desenvolvimento e a vinculação de programas de ensino à distância em
todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada.
Historicamente, a educação à distância
já percorreu um longo caminho até hoje. No Brasil consta ter tido início com a
fundação do Instituto Rádio Monitor, em 1939. Surgiu, em seguida, o Instituto
Universal Brasileiro, em 1941, que funcionava através de serviços postais
(correios). Ao aluno era enviado o material de estudo possibilitando com isso o
desenvolvimento de suas atividades discentes.
Entre as várias formas de se fazer
educação à distância salientamos os cursos através da televisão, onde citamos
os da modalidade supletiva e outros dessa mesma natureza oferecidos pelas
Secretarias Estaduais de Educação, nas
formas presencial e à distância, a exemplo do Programa Logos I e II (já
extinto) destinado a formação de professores
e os cursos de níveis fundamental e médio, acompanhados pelos Centros de
Estudos Supletivos, CES.
Outros programas, como o da TV Escola,
dirigido aos professores, o programa de formação docente em exercício,
intitulado PROFORMAÇÃO, Programa de apoio a pesquisa em educação a distância
PAPED e o Programa nacional de Informática PROINFO, todos sob os encargos do
Ministério da Educação, são exemplos de cursos de educação á distância.
Muitos cursos a distância em nível de
mestrado tem entrado no Brasil, sem que o país
dê reconhecimento aos seus currículos. Mesmo assim, um grande número de
pessoas já foi beneficiado por eles, comprovando o avanço dessa modalidade em
outros paises e a demanda interessada que se destaca. Alguns deles funcionam
nas formas, ao mesmo tempo, à distância e presencial.
Os cursos à distância a nível de pós
graduação vêm sendo gradativamente oferecidos por universidades públicas e privadas brasileiras e chamam
atenção cada vez mais das pessoas entusiasmadas e interessadas em fazê-los. Estes
cursos pelo que se comenta têm atingido seus objetivos e realçado sua
organização.
Uma outra forma de educação á distância
que salientamos, é a que hoje experienciamos, inovadora e ativa, através do
computador, onde se utiliza tecnologia educacional de softwares, dirigidas a
democratização digital e a ampliação da escala social de ações educativas.
Segundo Hindemburgo Francisco Pires,
com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o setor educacional foi atingido, e esse
foi um dos motivos que o governo achou para expandir os cursos á distância,
reduzindo assim os custos em educação e outros setores. Foi criada a Unidade
Pública Virtual do Brasil 2000 e também polos de educação á distância
Percebe-se ainda o interesse das pessoas
por qualificação, intensificando-se a criação de projetos à distância, assim
como o avanço tecnológico com o uso da rede mundial de computadores, que
proporciona meios de informação, interação, comunicação, cooperação e troca de
experiências, em dimensões jamais vistas. Tais cursos oferecem na sua
estrutura, correios eletrônicos, formas de discussões, bate papo, vídeo
conferência, FAQ (Frequently Asked Questions), sistema de Co-Autônimo etc.
Segundo Faqueti e Ohira, 2000, “os meios
tecnológicos de informação e comunicação mais a internet, podem contribuir como
ferramentas significativas na escola, e seu uso de forma adequada e democrática
pode colaborar para a quebra do paradigma do professor como detector do
conhecimento, possibilitando uma mudança de postura para o orientador e
facilitador, onde os alunos deixam também de lado sua postura de receptores
passivos”.
É com a modificação desse paradigma
que a escola estará efetivamente contribuindo na formação de um profissional
mais capacitado para assumir seu papel na sociedade. (eadcefetpabr)
Concordamos com esse comentário e
visualizamos vantagens, uma vez que a educação tradicional ainda impera em
muitos pontos do país, com professores conservadores, que resistem a práticas
pedagógicas construtivistas e essa modalidade a distância pode ser um meio de
acelerar mudanças e contribuir com professores inovadores.
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