sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O brinquedo e a zona de desenvolvimento proximal.

Para que o indivíduo desenvolva-se plenamente, necessita da interação com as outras pessoas ou grupo social em que ele está inserido O seu aprendizado vai depender dessas relações. Para Vygotsky  há dois níveis de desenvolvimento: um; referente às conquistas já efetivadas que ele denomina de zona do desenvolvimento real  e outro, que ele chama de nível de desenvolvimento proximal ou potencial, relacionado as capacidades a serem construídas.
Relacionando este último conceito ao brinquedo, vemos que a criança, na realização de algumas tarefas, se mostra capaz de fazê-las, só que mediante a ajuda de outra pessoa, ou seja, ela realiza a atividade ou soluciona problemas através da experiência  compartilhada, do diálogo, da colaboração, da imitação e das pistas fornecidas. No caso em que a criança tem que montar um quebra cabeça com muitas peças, ela só o conseguirá com ajuda de alguém que já tem experiência nesse tipo de jogo.
Enfim o brincar estimula a zona do desenvolvimento proximal, uma vez que a aprendizagem se dá de uma forma interativa proporcionando a socialização do saber e da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário