Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem
Entendendo melhor os alunos com Necessidades Educativas Especiais
O livro Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem, pelos temas abordados, apresenta-se de forma impactante, pelo fato de vir contribuir indistintamente com o desenvolvimento de práticas educativas, com conhecimentos teóricos necessários a educadores de modo geral, no entendimento dos alunos que precisam de um atendimento específico as suas necessidades especiais
Atualmente, vivenciamos um momento histórico mundial e nacional, que é o da inclusão educacional de maneira ampla e irrestrita, uma educação de qualidade nessa perspectiva.
Este livro, que teve como organizadoras Simaia Sampaio e Ivana Braga, nasceu desse desejo despertado pela própria Simaia, quando de sua participação na Plataforma de Interatividade/Diagnóstico da Psicopedagoga Valéria Tiusso, que vem contribuindo sobremaneira para compreensão do fazer psicopedagógico.
Todas as abordagens são de autoras psicopedagogas, que fazem parte dessa plataforma, e que tiveram essa oportunidade de interagir com a Simaia, muito feliz nessa idéia de editar esse livro, que começou de forma simples, mas tendo à frente o entusiasmo e ação repassados por essa profissional experiente e comprometida com a causa psicopedagógica. Essa é mais uma de suas obras, pois dela já conhecem-se Dificuldades de Aprendizagem: A Psicopedagogia na relação sujeito, família e escola e Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico, fora outros trabalhos.
Para uma visão do que o livro apresenta relacionamos as abordagens com suas respectivas autoras, obedecendo a mesma ordem do sumário:
Distúrbio de Aprendizagem: numa perspectiva de interface entre saúde e educação. (Francisca M. A. de Andrade Sousa) Aspectos Neuropsicopedagógicos da Dislexia e sua influência em sala de aula. (Simaia Sampaio) Discalculia: ressignificar para intervir na sala de aula. (Joselma Gomes da Silva), Disortografia: distúrbio ou falta de oportunidade? (Roneide Valeriano), Disgrafia: uma análise Psicopedagógica e Psicomotora de crianças com dificuldades na escrita (Maria Theresa Báos Bianchi), Distúrbio do Processamento Auditivo central- DEPAC (Carla S. N. Rodrigues Oliveira), TDAH: Contribuições para o desenvolvimento acadêmico (Ivana Braga de Freitas), Autismo e Síndrome de Asperger: caminhos possíveis (Rosanita Moschini Vargas), síndrome do X- Frágil: conhecer para reconhecer (Simaia Sampaio), Síndrome de Down: desvendando os mistérios da inclusão
(Márcia Alessandra P. Machado), Psicomotricidade: um passo para vencer as dificuldades de aprendizagem (Eliane Dutra Fernandes), Psicomotricidade: corpo e pensamento em ação (Danielle Manera Ramalho), Uma análise sobre a importância da Afetividade na Organização Funcional do Cérebro para a Construção da aprendizagem Humana ( Giovana Cucker Del Castanhel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário